Mas o que é e qual a diferença da Homeopatia Unicista?

A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes no qual estimulamos o indivíduo na sua totalidade a reagir contra todas as doenças físicas e mentais, com o medicamento semelhante ao indivíduo. Então, tratamos o doente e não a doença isoladamente.

Estimulamos a força vital de cada ser, todos os seres vivos apresentam uma espécie de força organizadora que ajuda a manter os vários tipos de organismos em estado mais ou menos saudável. A perturbação desta unidade organizadora pode ser a primeira etapa da enfermidade. Podemos chamar de energia vital, mas podemos também chamá-la de força que mantém nossa saúde em dia.

As doenças possuem, geralmente, um curso ou caminho que depende de cada indivíduo e possuem duração também variável. Cada indivíduo tem sua própria maneira de adoecer, bem como, seu órgão de choque principal. Isto quer dizer que cada um adoece de um jeito, diferente dos outros, e a homeopatia leva isso em consideração. E mesmo que o nome da doença seja o mesmo repare só que, nos detalhes, cada sintoma é diferente em cada pessoa.

Quando uma doença é eliminada, por qualquer tratamento, sem levar em consideração a totalidade dos sintomas e o modo como a pessoa vive, ela corre risco de supressão, isto é, a doença pode se aprofundar naquele organismo. Da a sensação que a doença “sumiu” mas ela pode estar se aprofundando e mudando de lugar.

Considerando-se que, cada indivíduo tem a sua “energia vital” ou sua “força de saúde” e cada um tem seu órgão de choque específico, além de uma própria maneira de adoecer, assim também terá seu medicamento homeopático específico, não para a doença, mas para todo seu corpo e todos os sintomas.

Por estimular a força vital de cada indivíduo o tratamento homeopático é muito rápido, imediato, diferentemente como a maioria das pessoas acreditam, este é um engano que precisamos corrigir.

Como o tratamento homeopático exige uma pesquisa profunda para se encontrar o medicamento mais adequado para cada indivíduo é necessário que se faça uma consulta completa e detalhada,quando se procura conhecer os sentimentos importantes do indivíduo e seu comportamento,isso tem que ser feito por profissional qualificado e muito preparado. O mais importante do tratamento são os acompanhamentos clínicos periódico que objetiva verificar o caminho da doença física e suas lesões,bem como o mental e o efeito do medicamento único,a curto e a longo prazo.Seguimos as Leis de Cura para acompanhamento do indivíduo, para não correr o risco da supressão. Estas leis são importantes e todos os homeopatas tem que conhecer e são totalmente embasadas na embriologia.Portanto a homeopatia segue leis precisas tanto para o tratamento como para o acompanhamento,e nada melhor que o Homeopata bem preparado para um tratamento correto.