Para a homeopatia não existem enfermidades, mas sim pessoas doentes. Segundo a filosofia homeopática, o funcionamento psicofísico do organismo é regido pôr uma forma de energia imaterial que interliga todas as suas partes. Essa energia vital é destinada não só da alma como das propriedades físico-química do organismo. Quando a energia vital vibra harmonicamente, a pessoa se encontra em perfeito estado de saúde e pode dirigir sua vontade, estando apta a realizar-se como ser humano. A doença nada mais é do que uma perturbação da energia vital, um sinal de que existe uma alteração do equilíbrio dinâmico e funcional do organismo.

Desde a formação do embrião existe uma “força” que rege e orienta de forma perfeita a sequencia da formação do corpo humano e de todos os órgãos levando a uma harmonia impressionante nesta formação. Criam-se os folhetos embrionários que darão origem a todos os órgãos e tecidos numa sequencia perfeita dirigida por forças que chamamos de morfogenéticas e são estas forças que nos guiarão por toda a vida o equilíbrio entre saúde e doença. Uma desarmonia nesta força seja por um estress emocional qualquer,seja por uma invasão ao organismo ou mesmo um trauma é suficiente para colocar estas forças , que são a energia vital , em desequilíbrio e dar espaço para os vários tipos de doenças se manifestarem.

A perda de um ente querido, um estres no trabalho,uso de drogas etc… pode enfraquecer esta energia vital e desencadear as varias doenças dependendo da predisposição e genética daquele indivíduo em particular.

Portanto Energia vital é o que rege a vida, é a própria vida,e enquanto vivos temos energia vital nos mantendo.

A beleza da Homeopatia é a oportunidade de pela lei dos semelhantes, semelhança essa ao indivíduo que tem a sua energia vital em desarmonia, podermos colocar esta energia vital em harmonia novamente e equilibrar as doenças que esta desarmonia provocou tanto físicas como emocionais.As doenças são individuais cada um adoece e reage de forma diferente pois a sua energia vital é própria e isso temos que levar em consideração.