Sim, ainda existem preconceitos quanto aos homens se cuidarem, poucas são as exceções, mas ainda estamos longe do ideal e porque isto ocorre? Pode ser cultural ou puro desconhecimento de que a prevenção é o melhor meio de envelhecermos saudáveis, e quem não gostaria de um envelhecimento saudável? É possível termos uma velhice em plenas condições de saúde? Eu digo que sim e vamos aqui tentar refletir um pouco como.
As mulheres estão na nossa frente em termos de cuidados de saúde e muito na frente, será por isso que elas estatisticamente vivem mais que nós homens e também envelhecem com mais saúde?Garanto que sim, pois elas se preocupam muito mais que nós em prevenção das doenças femininas.
Um dado para todos nós homens refletirmos um pouco: em 2007 o ministério da saúde fez um levantamento muito interessante, e este é um dado oficial, que naquele ano sabe quantos homens procuraram o sistema único de saúde para se cuidarem principalmente na área urológica? Pouco mais de dois milhões. No mesmo período sabe quantas mulheres procuraram o sistema para seus cuidados? Acima de 17 milhões. Isto nos faz refletir e muito, a diferença é muito grande.
Estamos no século XXI e não cabe mais aqui para o homem moderno este preconceito injustificado de se tratar, como se o fato de um homem procurar um urologista para uma consulta e exames preventivos ele deixaria de ser mais homem, isto é inconcebível nos dias de hoje, mas infelizmente ainda acontece, e está mudando aos poucos graças às conscientizações que estão ocorrendo por diversas campanhas governamentais e das sociedades de medicina preocupados que estão com dados alarmantes de doenças graves dos homens que poderiam ser resolvidas e muitos sobrevividos se fizessem uma coisa tão simples que é a prevenção.
Hoje o câncer de próstata é a terceira doença que mais mata o homem no mundo, a disfunção erétil e ejaculatória acomete cada vez mais homens desde os mais jovens, muitos por causa do mundo competitivo e estressante que vivemos, as doenças sexualmente transmissíveis estão voltando cada vez mais, as infertilidades masculina por causas diversas, as disfunções hormonais como a andropausa masculina que acarreta a perda da qualidade de vida do homem com alterações da libido, da ereção, da ejaculação, do humor etc.. e tudo isso passível de tratamento, bastando o homem se conscientizar que a procura de ajuda está à disposição de todos, basta quererem e ter em mente que o preconceito hoje em dia é sinal de ignorância.
Vamos reverter este quadro, vamos refletir, vamos mudar nossos hábitos de vida, vamos mudar nossas cabeças, pois hoje o homem vive muito mais que há 30 anos, vamos envelhecer saudáveis, tudo só depende de você. Pense nisso.
Hoje nos consultórios dos urologistas pelo menos 70% das consultas marcadas para os homens são feitas pelas mulheres, companheiras, mães que estão mais preocupadas com a saúde que eles próprios. Isso é muito bom, mas tem que ser mudado, tem que partir do próprio homem procurar ajuda, se cuidar e ter uma vida plena,pois vamos envelhecer um dia e mais uma vez vou repetir : o como só depende de você!
Nos próximos artigos falarei um pouco mais sobre cada doença masculina, as causas, tratamentos e prevenções.
Grande abraço a todos!