A homeopatia no controle e equilíbrio das emoções.
Está amplamente provado por vários estudos científicos que a ansiedade é um verdadeiro desperdício de energias, levando o individuo a uma predisposição para adoecer. Depressão, medo, nervosismo e palpitações, mesmo em situações que não oferecem perigo, são sinais claros de que a ansiedade está instalada. Detectar este quadro é a primeira atitude para revertê-lo.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a ansiedade já se tornou um transtorno para mais de 10 milhões de pessoas somente no Brasil. Á medida que o país cresce e a economia evolui, aumenta o número de pessoas sofrendo de ansiedade devido ao acúmulo de responsabilidades e ao aumento da correria cotidiana. Afinal, acordar correndo, comer rápido, ficar preso no trânsito, temer a violência e insegurança nas ruas, de perder o emprego e ainda viver sempre atrasado para algum dos inúmeros compromissos diários é um ritmo que invariavelmente leva a maioria dos indivíduos a sentir ansiedade.
Infelizmente, esta rotina faz parte da vida da maioria das pessoas – de todas as idades. Só que doses diárias destas preocupações cobram um preço alto, que é descontado no corpo e na mente. Vale ressaltar, também, que um dos principais males causados pela ansiedade são as perturbações no sono, que vêm sendo registradas cada vez com maior freqüência em adultos, afetando negativamente o dia-a-dia das pessoas, causando queda de produtividade, falta de concentração, fraqueza e levando a doenças totalmente evitáveis.
É muito importante entender que exercitar o controle de preocupações é um bom antídoto contra o stress e a fadiga, que são responsáveis pelo desânimo, além de inúmeras doenças. Administrando as preocupações e problemas de forma consciente, o indivíduo não permite que seu dia-a-dia seja contaminado por efeitos negativos.
Associados à prática de bons pensamentos, hobbies prazerosos, esportes e atividades físicas como caminhar, andar de bicicleta, nadar, podem melhorar de forma significativa a qualidade de vida. É aqui que entra a homeopatia como aliada para amenizar este mal. E a necessidade de entendermos como funciona a homeopatia.
A patogênese da ansiedade está relacionada ao desequilíbrio do corpo humano e a intervenção homeopática equilibra esta disfunção com grande eficácia, pois a homeopatia considera a totalidade dos diversos aspectos que envolvem a ansiedade, o nervosismo e a depressão, analisando o indivíduo como um todo. Além disso, vale sempre lembrar que o ansioso é o maior dos sofredores: sofre antes do fato, sofre durante o acontecimento e sofre depois do ocorrido.
Cada um é um ser individual e a Homeopatia leva isso em consideração tratando o indivíduo e não a doença.