Mas o que essa lei tem a ver com saúde? TUDO.
A física quântica tem demonstrado, por mais de 100 anos, através de experimentos que tudo no universo é composto de Partículas (matéria) e Ondas (energia) ao mesmo tempo (Lei da Complementaridade). Isso mesmo tudo é energia e matéria ao mesmo tempo e o que faz a materialização, o acontecer é a consciência, o sentimento e o desejo de um observador, ou seja, você. Levando isso para a saúde podemos notar que é você quem cria a sua doença e o equívoco que existe ainda hoje na abordagem comum da nossa medicina é que só se valoriza um lado da moeda. Estamos apoiados em cima de uma abordagem materialista newtoniana, mesmo a física quântica nos mostrando o contrário, e só damos importância para as doenças já manifestadas no corpo físico sem se importar com o mental, como se as emoções não fossem importante para o tratamento e o pior é que sabemos lidar muito mal com as emoções pois ainda tem-se o paradigma que as emoções são frutos das alterações químicas cerebrais (matéria) e vemos o caos que isso representa nos tratamentos psiquiátricos convencionais. O mental (energia, onda) age no físico (matéria, partícula) e vice versa. Quando abordamos só a matéria não estamos curando o indivíduo, pois estamos abordando só um aspecto. É preciso quebrar esse paradigma urgente pois estamos cada vez mais doentes, mas não só o físico, mas também a mente.
As terapias alternativas há séculos fazem a abordagem holística do todo, físico e mental ao mesmo tempo, como a Homeopatia Unicista, a Acupuntura, a Ayurverdica e muitas outras e com excelentes resultados e não são compreendidas pela visão materialista estabelecida ainda hoje e pior, marginalizam e debocham, pois querem comprovar essas técnicas em cima de experimentos materialistas e isso não vai dar certo. O termômetro é um excelente instrumento para medir temperatura, mas péssimo para medir distâncias e querem comprovar as abordagens holísticas com termômetro.
A pessoa que chega em busca de alívio para sua dor tem que entender a Lei da Complementaridade e que quem provocou essa dor é ela mesma pois somos mente e corpo ao mesmo tempo e depende do foco que esta pessoa esta dando naquele momento para gerar aquele mal, e o pior é que a busca para o alívio da sua dor vai ser de um lado só, que é a medicina materialista, que vê na química a justificativa para tudo, ou seja nossa humanidade continua “ doente” não compreendida e mal tratada. É preciso uma mudança da mentalidade de todos os profissionais da saúde para que se trabalhe juntos todas as técnicas e abordagens em prol do der vivo, pois a medicina teve seus avanços nos diagnósticos , tratamentos emergenciais e quadros agudos incríveis e as abordagens holísticas seculares e até milenares com o tratamento do todo com resultados fantásticos a longo prazo. Sonho ainda no dia em que todas essas abordagens caminhem juntos sem preconceitos e sem justificativas arcaicas como “ isso não é científico “ pois a física quântica esta aí para demonstrar a Lei da Complementaridade.
Zona de Conforto e Saúde
Esse é um tema dos mais importantes na saúde e o mais difícil de ser compreendido e aceito. Sair da sua Zona de Conforto. No dia a dia das consultas em que eu trabalho com o indivíduo como um todo o que percebo é que a maioria quer solucionar o seu “problema” de uma forma mágica, rápida mas não querem mudar nada nos seus hábitos e costumes, querem uma fórmula milagrosa e que não precisaria de nada mais e é por isso que as farmácias estão lotadas e os médicos o que mais sabem fazer hoje não é a medicina que busca a saúde e sim um prescritor de remédios ditados pelas indústrias farmacêuticas e embasados em trabalhos nem sempre confiáveis. É triste o rumo que a medicina tomou e os poucos que se atrevem a sair fora do aquário, ver mais adiante são difamados e não aceitos pelos seus pares,mas isso acontece porque a maioria dos médicos também não querem sair da sua zona de conforto e irem além do aquário. Para quem não sabe essa é uma metáfora do aquário em que os peixinhos vivem reclusos naquele ambiente sem saberem que além do aquário pode existir um rio inteiro ou mais ainda um oceano e vivem presos naquele aquário achando que aquilo é tudo que existe e brigam por aquilo que acreditam. Mas o oceano existe e o rio também só basta este peixinho querer sair daquele aquário. Com os pacientes é a mesma coisa , pois estão presos dentro de uma cultura que remédio é a solução e uma mágica, estão no aquário e não percebem que além está a solução e nas suas mãos. Quando termino uma consulta e falo assim: “Olha se você quiser se curar mesmo, ter uma saúde de verdade e ser feliz tem que mudar seu estilo de vida, seus hábitos alimentares e fazer diferente do que fez até agora se não nada de tudo que fizermos vai funcionar plenamente”. Nota-se na hora a expressão facial da pessoa mudar, não querer sair da sua zona de conforto e continuar na sua alimentação equivocada imposta pelas culturas industrializadas, deixar de consumir o seu docinho, o seu pãozinho da manhã, sua cerveja etc… fazer um exercício físico apropriado, ou seja, mesmo sabendo que os seus maus hábitos até então contribuíram e muito para o seu adoecer físico e emocional relutam com tal orientação. Nós somos um todo integrado físico e mental e um interfere no outro e isso é importante entender, pois somos uma mente que interfere no físico e um físico que interfere na mente e essa compreensão faz toda diferença. Os que querem sair do aquário e aceitam a mudança os resultados são fantásticos , mas os que querem ficar no aquário e não sair da sua zona de conforto, esses continuam adoecendo e buscando vários profissionais até achar o que fala o que eles querem ouvir para continuarem no seu aquário e infelizmente passam a vida em busca da fórmula mágica para não precisarem saírem das suas Zonas de Conforto.
Reflitam sobre isso. Em tudo na nossa vida e em todas as áreas para ter mudanças e resultados tem-se que sair da sua Zona de Conforto.