envelhecer com saúde

Uma Abordagem Holística e Multifatorial: MENTAL, HORMONAL e NUTRICIONAL.

Hoje muito se conhece sobre Bio Harmonização Hormonal como um dos fatores para um envelhecimento com saúde e muitos trabalhos existem sobre esse assunto. Sabemos que adoecemos mais com o passar da idade e os fatores principais são: O Mental, a queda Hormonal e a Nutrição inadequada.

 

Mental

A maioria das pessoas hoje vivem num estado de ansiedade, medos e inseguranças e sabemos que somos um todo com o mental influenciando no físico e vice versa e assim observamos uma população cada vez mais doente e sem rumo com somatizações e uma medicina ainda focada somente na bioquímica sem levar o mental energético em conta.

A Homeopatia nesses casos é de extrema importância pois o indivíduo é tratado como um todo, físico e emocional. Conhece-se a pessoa desde o seu nascimento até hoje, suas angústias e personalidade para enfrentar o mundo em que vive e assim através do estímulo da sua força vital, individual, é estimulado o equilíbrio desse indivíduo sendo isso necessário para um maior sucesso no tratamento. O foco é na saúde e não na Doença. Também existe na homeopatia medicamentos específicos para cada tipo de problema e isso só é possível individualizar e tratar através de uma consulta com um profissional médico especializado. Aqui cabe a máxima Mens sana in corpore sano (“uma mente sã num corpo são”).

 

Hormonal

Além dos problemas emocionais, como abordado acima, tem que se avaliar a situação hormonal da pessoa e isso é de extrema importância. Hoje se sabe, por exemplo, que um dos grandes problemas entre várias modificações hormonais é a alteração de um importante hormônio que é a insulina e que o seu aumento leva a alterações metabólicas de extrema importância como diabetes, resistência insulina com esteatose hepática (gordura no fígado) com risco de cirrose hepática se não tratada adequadamente e uma série outras doenças e o fator principal para isso está no excesso de carboidratos na alimentação. A tireóide é outra glândula de extrema importância e estamos tratando muito mal a nossa tireoide. Assim como também o cortisol, DHEA, os hormônios esteroidais sexuais, Testosterona, Progesterona, Estrógenos etc. Existe uma cadeia interdependentes dos hormônios que tem que ser avaliados para um sucesso no tratamento e hoje se trabalha com uma avaliação em exames de sangue e de saliva onde neste conseguimos capitar os hormônios livres, ou seja, aqueles que realmente estão atuando nas nossas células e após essa avaliação corrigir os distúrbios hormonais de preferência com os hormônios idênticos aos que o nosso corpo fabrica e reconhece, e em doses baixas fisiológicas fazendo toda diferença para um sucesso no envelhecimento saudável contribuindo para que essa pessoa volte a ter uma vida plena inclusive sexualmente.

Aqui entra a Menopausa natural da mulher e a Menopausa química provocada pelo uso indiscriminado dos métodos anticoncepcionais hormonais como pílulas e DIUs em meninas cada vez mais novas e também a Andropausa que começa a partir dos 30 anos no homem.

 

Nutricional

Acima de tudo o estilo de vida e o que o indivíduo se alimenta é importantíssimo para um sucesso no tratamento. Estamos falando de Saúde e é preciso se conscientizar que para se ter sucesso em todo tratamento tanto Mental como Hormonal o mais importante é a mudança no ESTILO DE VIDA. Tem que ser feita uma mudança alimentar, mas atenção, dietas somente hipocalóricas sabemos que não funcionam. Tem que ser feito adequações alimentares saudáveis, sem passar fome e que a pessoa possa seguir pela vida toda, ou seja, um estilo de vida nutricional saudável e individualizado e isso é plenamente possível. Hoje temos muitos trabalhos científicos que demonstram que a obesidade e sobrepeso, por exemplo, não é acima de tudo um problema somente calórico, tem a sua importância, mas sim mais um problema hormonal principalmente da insulina elevada e portanto a orientação nutricional tem que ser feita em cima disso. Essa orientação tem que ser individualizada, cada indivíduo é um, e hoje uma das orientações mais estudadas e com trabalhos científicos randomizados e que gosto muito é a dieta Low Carb ou a Paleolítica onde restringe-se muito os carboidrato responsáveis pelos aumentos da insulina, mas não se retira totalmente, e um aumento das gorduras saudáveis etc… Ou seja, só um profissional especializado para essa conduta e acompanhamento. Atividade física principalmente musculação é importante para manter a musculatura e a massa magra. Lembre-se que o coração é massa magra e numa orientação de dietas extremamente hipocaloricas somente, é razoável se preocupar com a perda da massa magra e o coração.

Como vimos a abordagem é multifatorial,mental hormonal e nutricional e envolve ferramentas terapêuticas especializadas e acima de tudo natural. O fato é muito mais complexo do que o exposto acima e tem muito mais coisas, mas com a agregação dos vários conhecimentos que o profissional tem que ter e aplicar te digo hoje que é possível ter Saúde e ter um envelhecimento mais saudável tendo a consciência de que as ferramentas existem, natural e sem grandes sacrifícios, e que a saúde está ao seu alcance, mas acima de tudo a pessoa tem que querer pois sem a sua participação efetiva nada de tudo que falamos vai funcionar. Pense nisso!

 

SAÚDE ACIMA DE TUDO!